Sundae-Books- Olá Mari, você pode fazer uma pequena apresentação sobre você e como começou a escrever livros?
Mariana Ribeiro- Me chamo Mariana Ribeiro, tenho 26 anos, sou formada em Turismo e Hotelaria e trabalho na área, mas adoro escrever desde a minha adolescência quando criava histórias de próprio punho em cadernos pequenos. Não sei ao certo de onde vem minha inspiração, mas as idéias costumam surgir em minha mente quando eu menos espero num insight rápido e profundo.
SB- “A Herdeira” é um romance histórico ambientado no Brasil. Como você trabalhou os detalhes, como costumes e roupas daquela época? Você fez alguma pesquisa?
MR- Eu fiz pesquisas sobre a Guerra do Paraguai e também sobre o Neocolonialismo na África, oImpério, além de assuntos como a exploração de diamantes na região. O processo de escrita sempre está acompanhado de uma pesquisa ampla sobre a temática abordada na história bem como as roupas e costumes da época, mais precisamente do séc. XIX. Aliado a isso, eu costumo ouvir muitas músicas. Para escrever “A Herdeira”, por exemplo, eu precisei ouvir muito Coldplay (risos).
SB- Maria Luisa é uma heroína com muita personalidade. Você se inspirou em alguém para montar o perfil dela?
MR- Eu sempre apreciei ler livros com protagonistas fortes e independentes, que sabem exatamente o que quer e lutam para alcançar seus objetivos na vida. A Maria Luísa não foi inspirada em alguém especificamente, mas lembro que suas características físicas se enquadram no perfil da atriz Mariana Ximenes e seria interessante vê-la interpretando a personagem numa adaptação do livro para uma minissérie. Seria maravilhoso ver a adaptação do meu livro para a TV assim como acontece com os filmes.SB-Vi que algumas pessoas que leram o livro ficaram “Team Duque de Westminster” e outas “Team Martim”. O que você acha disso? E qual seu preferido?
MR- Sinceramente eu não imaginava que o Duque fosse se tornar uma preferência unânime entre as blogueiras que participaram do Booktour do manuscrito. Eu criei um vilão irresistível, diga-se de passagem, mas acho que essa preferência se deve ao fato de que o Major passa boa parte do livro ausente em sua missão de guerra. Isso possibilitou uma presença constante e irrefutável do Duque na vida da protagonista, influenciando assim a opinião delas. Preciso confessar que meu personagem preferido é sem dúvida o Duque de Westminster, sempre tive uma queda pelos “badguys” que nos fazem suspirar e se envolver pelo perigo rs.
SB- “A Herdeira” vai ter continuação? Já tem alguma idéia de quando pretende terminar?
MR- A pedidos, sim!! Vai ter um segundo e último livro que já comecei a escrever, mas eu devo concluí-lo só no segundo semestre deste ano, pois no momento estou focada no livro novo, o “Menina Veneno”.
SB- Quem acompanha você no twitter e no blog viu que além de “A Herdeira” vocês esta escrevendo mais dois livros “Menina Veneno” e “Miss Victtoria”. De onde surge tanta inspiração e idéias para os livros?
MR- Estou escrevendo e me dedicando exclusivamente ao livro Menina Veneno por enquanto. A Herdeira 2 está bem no comecinho, devo retomar a história assim que concluir o livro novo. Enquanto que Miss Victtoria é um projeto mais recente com uma sinopse apenas, nem mesmo comecei a escrever, mas sei exatamente o que irá acontecer e seu esboço já está todo na minha cabeça. Pode parecer loucura, mas antes mesmo de começar a escrever o livro, eu já tenho um título pré-definido e a sinopse completa, que vai nortear as diretrizes para a criação da história.
SB- Em “Menina Veneno” a Audi prevê o que vai acontecer com pessoas famosas, através de sonhos. Você gosta do sobrenatural? E como surgiu essa idéia? Podemos esperar que “Menina Veneno” seja um romance sobrenatural? Ou é apenas uma característica marcante da personagem?
MR- Ela não prevê necessariamente o que vai acontecer com pessoas famosas, esse é só um detalhe em meio a outros fatos notórios que podem ser o foco dos seus sonhos premonitórios. São sonhos reveladores sobreacontecimentos que irão repercutir na mídia mundial na época em que a história se passa, mais precisamente nos anos 80. Não considero o livro Sobrenatural, se trata apenas de um detalhe a mais na narrativa, já que meu objetivo principal é mostrar a Cultura Pop e os costumes dos jovens que viveram nessa época que para mim é inesquecível e bem marcante.
SB- Em “A Herdeira” você fez um BookTour e esta organizando outro para divulgar o livro. Pretende fazer o mesmo com “Menina Veneno”?
MR- Não penso em fazer um Booktour para Menina Veneno antes de sua publicação por uma editora. Quando o livro A Herdeira finalmente for publicado, isso irá proporcionar que os demais livros escritos por mim sejam lançados também posteriormente, e assim eu poderei cogitar um possível Booktour no futuro.
SB- “Miss Victtoria” é o único livro que você ainda não disponibilizou o primeiro capitulo. Como anda o processo criativo dele?
MR- Isso porque ele é um projeto, ainda sem previsão de quando eu começarei a trabalhar nele com exclusividade. Meu objetivo agora é continuar escrevendo Menina Veneno, em seguida dar continuidade à sequência de A Herdeira e só então eu poderei me dedicar à MissVicttoria. Mas, já tenho o esboço dele na minha cabeça e sei como será desenvolvida a história. rs
SB- Você esta a procura de editoras para publicar os seus livros, alguma já mostrou interesse? E você pretende lançar os livros de forma independente, caso não ache alguma?
MR- Eu enviei meu original para algumas editoras recentemente e estou no aguardo de uma resposta com um parecer positivo sobre a publicação. Torço muito para que uma excelente editora acredite no meu trabalho como escritora e espero que em breve eu possa realizar meu grande sonho. Lançar de forma independente somente em último caso, e mesmo assim após esgotar todas as possibilidades com uma editora tradicional rs.
SB- Atenção pergunta cruel! Hahaha Quem é sua personagem favorita? Maria Luisa ou Audi? Porque?
MR- Que situação difícil!! Não posso escolher, pois se trata de personagens com personalidades tão distintas vivendo em épocas diferentes e longínquas que não acho justo optar apenas por uma delas em detrimento da outra. Eu amo as duas personagens da mesma forma, e sempre estabeleci uma ligação muito forte com todos, por isso acho melhor me abster da decisão... rsrs
SB- Você tem alguma rotina para escrever? Como você lida com isso, afinal são três livros e um blog para cuidar, como você se organiza?
MR- O blog eu atualizo sempre na medida do possível e felizmente eu também posso contar com a ajuda de colaboradores nessa tarefa. Eu costumo escrever na parte da tarde por algumas horas, sete dias por semana. Além disso, eu trabalho na madrugada e preciso dormir durante a manhã para repor minhas energias, mas durante as folgas eu aproveito para adiantar tudo o que preciso fazer durante o dia. rs
SB- Para finalizar, quais são as suas metas para 2012? O que você deseja realizar nesse ano?
MR- Minha meta é iniciar um curso de pós-graduação ou o curso de comissária de bordo, eu ainda irei me decidir a respeito, bem como conseguir a tão almejada publicação do meu livro A Herdeira, apesar de ser um objetivo que para ser alcançado só depende agora da aprovação de terceiros rs. Quero agradecer você pela oportunidade de ser entrevistada aqui no blog, muito obrigada! Adorei as perguntas, achei todas bem pertinentes e espero que os leitores do blog apreciem a entrevista.(:
Obrigada Mariana, nós é que agradecemos.
Então galera, espero que tenham gostado da entrevista. E para quem ficou com vontade de ler os livros da Mari ela disponibilizou o primeiro capitulo de A Herdeira e Menina Veneno.
Bom para nós que matamos um pouquinho a curiosidade enquanto aguardamos o livro ser publicado por alguma editora (e vai!). Deixamos nossa energia positiva para a Mari e com certeza ela vai conseguir publicar os livros dela, porque talento ela tem e as histórias são incríveis! Você pode ajudar a Mariana, adicionando os livros na sua lista no Skoob. Para isso é só clicar nos links abaixo.
A Herdeira
Menina Veneno
Não deixem de comentar e até a próxima!
Olá, Tainá!!
ResponderExcluirAdorei a oportunidade de ser entrevistada aqui no blog, muito obrigada!
Achei maravilhosa a sua inciativa de divulgar novos autores e seus trabalhos, espero que seja uma coluna de sucesso! Parabéns!!
Bjos.
Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.
Muito boa a entrevista Tai!
ResponderExcluirAcho que todo mundo que conhece a Mari está na torcida pela publicação... vamos torcer que seja para esse ano!
Parabéns pela entrevista, ficou ótima. E tbm tenho muita fé na Mari, e tenho certeza que em breve seu livro será publicado. Ela merece, pois as histórias são ótimas.
ResponderExcluirAbraços,
Lia Christo
www.docesletras.com.br
Parabéns pela ideia e pela entrevista, o espaço é super merecido!! =D Espero que a coluna tenha vários outros posts e que a partir deles você incentive ainda + a leitura ao mesmo tempo em que divulga autores!!
ResponderExcluiraté mais!
http://prologodaleitura.blogspot.com/